MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Geografia da América Latina e da África
Curso: GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, LICENCIATURA, PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70401278
Período: 20182
Turma: LG
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Carga Horária Teórica: 32 horas
Carga Horária Prática: 32 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: RICARDO FARIA SILVA
Status:
Homologado
Ementa
Unidade e diversidade do espaço periférico mundial e a especificidade latino-americana e africana. A formação socioespacial. As teorias do subdesenvolvimento. Dependência da América Latina e África. Diversidade cultural, lutas sociais e nova regionalização. A África e a América Latina na nova ordem internacional. A Geografia da África no Brasil. Cultura Afro-brasileira. A resistência quilombola.A luta dos povos indígenas. Elementos e prática para o ensino fundamental e médio.
Justificativa
O conhecimento das condições observadas hoje é resultado de uma construção histórica e sistêmica. Este conhecimento passa pela cultura africana sua formação e desenvolvimento, enquanto povo, e que a América Latina junto com a África tem laços e desenvolvimento parecidos. Assim estes conhecimento serve como formação crítica dos alunos na sua formação profissional.
Objetivo Geral
Apresentar e discutir o processo histórico que construiu a América Latina e a África através dos conceitos e teorias do subdesenvolvimento, destacando os aspectos socioeconômicos, culturais e políticos, além de discutir a nova ordem territorial mundial nestes continentes.
Objetivos Específicos
-Discutir o processo histórico de construção do subdesenvolvimento na América Latina e na África;
- Debater a nova ordem territorial na América Latina e África;
- Compreender e diferenciar os principais blocos regionais de poder na América Latina e África;
- Levantar as principais intervenções e desafios internos e externos na América Latina e África;
- Desenvolver trabalhos didático-pedagógicos das diferentes questões socioterritoriais da América Latina
e da África na relação ensino-aprendizagem da geografia na educação básica – PCC.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Docente: aulas expositivas – dialogadas; atividades em pequenos grupos e individuais; leitura, interpretação e análise de textos; orientação individual referentes aos trabalhos propostos.
Discente: leitura prévia de textos, análise e produção de textos; síntese dos filmes/documentários; participação e escrita do relatório da pesquisa de campo, seminário e atividades de pratica de componente curricular.
Avaliação
As avaliações respeitarão ao disposto nas normas da UFMT, de acordo com a resolução do CONSEPE: 63/2018
• Assiduidade e a participação nas discussões têm uma importância relevante tornando-se também um fator determinante na avaliação sobre o grau de leitura e compreensão;
• Averiguação sobre leitura e debates em sala;
• Apresentação de seminários;
• Resumos, relatórios de leituras e fichamentos;
• Elaboração (individual ou coletiva) de pequenos textos sobre temas pontuais (sub-temas);
• Provas escritas.
Observação: datas e valores de avaliação* (* Podendo sofrer alterações com aviso prévio e combinado com os acadêmicos).
Nota 1 – Prova 1 escrita (0,0 a 7,0 pts),– 31/12/18, fichamento (0,0 a 3,0 pts) - 31/01/19.
Nota 2 – Prova 2 escrita 04/04/19 (0,0 a 7,0 pts); seminário (0,0 a 3,0 pts) - 28/03/19.
• N1+N2 /2= Nota Final (NF)
• O aluno será considerado aprovado se a sua nota final for igual ou maior que 5,0 e se a sua frequência de presença for igual ou superior a 75%.
* Os resultados das avaliações estarão dispostos no sistema acadêmico da UFMT e sala de aula.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso