MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Topografia Básica
Curso: Zootecnia - Bacharelado/CAMPUS SINOP
Nível: Graduação
Código: 80800164   Período: 20221   Turma: ZO1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais
Carga Horária Teórica: 30 horas   Carga Horária Prática: 30 horas   Carga Horária Total: 60 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: VIRINDIANA COLET BORTOLOTTO

Status: Homologado

Ementa

Introdução à Topografia. Processos de medição de ângulos e distâncias. Levantamentos topográficos. Operações topográficas de escritórios. Altimetria. Sistema de posicionamento global (GPS): vantagens elimitações, GPS e a altimetria, integração GPS e SIG.

Justificativa

A Topografia estuda os instrumentos e métodos de levantamentos utilizados para obter a descrição de uma porção da superfície terrestre. Na área de Zootecnia, conhecer a forma, as dimensões e a posição de uma propriedade rural, é fundamental para a escolha das atividades agropecuárias aptas para esta propriedade, bem como para estimar a capacidade de produção e os custos dos setores produtivos.

Objetivo Geral

AO CONCLUIR A DISCIPLINA, o acadêmico deverá ser capaz de conhecer os processos envolvidos em levantamentos topográficos e aplicá-los na solução de problemas voltados as áreas afins da Zootecnia.

Objetivos Específicos

AO FINAL DA UNIDADE I, o acadêmico deverá ser capaz de: Calcular e aplicar as principais unidades de medidas e formas geométricas em problemas voltados a Zootecnia; Interpretar e calcular escalas. AO FINAL DA UNIDADE II, o acadêmico deverá ser capaz de: Calcular, converter e transportar ângulos topográficos, bem como representar graficamente superfícies a partir deles. AO FINAL DA UNIDADE III, o acadêmico deverá ser capaz de: Conhecer os métodos e equipamentos tradicionais da topografia voltados a obtenção da forma, dimensões e representação gráfica da superfície. AO FINAL DA UNIDADE IV, o acadêmico deverá ser capaz de: Diferenciar as superfícies de referências de nível e conhecer os processos de nivelamento, bem como representar e interpretar perfis topográficos. AO FINAL DA UNIDADE V, o acadêmico deverá ser capaz de: Representar graficamente e interpretar as formas de relevo, bem como realizar cálculos de movimentação de superfícies (corte/aterro). AO FINAL DA UNIDADE VI, o acadêmico deverá ser capaz de: Compreender como funciona um sistema de navegação por satélite e como utilizar coordenadas para obtenção da representação gráfica de uma superfície e suas dimensões.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

SERÃO UTILIZADAS AS SEGUINTES ESTRATÉGIAS DE ENSINO: Uso de Sala Virtual para eventual disponibilização de atividades e/ou conteúdo; Uso de E-BOOKS da plataforma Pergamum da UFMT como bibliografia básica/ complementar; Uso de instrumentos e acessórios como trena, teodolito, nível ótico, mira estadimétrica, balizas etc. para execução de práticas de campo; Uso de instrumentos de desenho técnico para representação gráfica topográfica; Uso de aplicativos educacionais para smartphones, entre outros recursos digitais para avaliações diagnósticas e formativas. SERÃO UTILIZADAS AS SEGUINTES ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: Aulas conteudistas com explanação da docente baseadas nas bibliografias indicadas no plano de ensino; Aulas com resolução de exercícios e/ou estudos de caso; Aulas práticas de campo com entrega de relatórios das atividades desenvolvidas; Questionários eletrônicos teóricos avaliativos formativos; Atividades/exercícios extraclasse; Avaliações teórica e/ou prática.

Avaliação

SERÃO CONSIDERADOS COMO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Resolução de atividades (exercícios) entregues no prazo*; Avaliações teóricas manuais e/ou por meio de aplicativos educacionais web; Execução de práticas de campo com a confecção de relatórios entregues no prazo**. Todas as atividades avaliativas terão nota de 0 a 10, mas com pesos distintos, baseado no grau de complexidade. Será considerado aprovado o acadêmico que obtiver média final igual ou superior a 5,00 (cinco) e frequência mínima de 75% nas aulas, conforme Resolução CONSEPE nº 63 / 2018, de acordo com a equação a seguir: MF = (Nota EXE * 0,18) + (Nota PROVAS * 0,38) + (Nota RELATÓRIOS * 0,44), onde: Nota EXE = Média ponderada das notas dos exercícios solicitados em classe ou extraclasse ao longo do semestre; Nota PROVAS = Média ponderada das avaliações teóricas/práticas realizadas durante o semestre; Nota RELATÓRIOS = Média ponderada dos relatórios das práticas de campo realizadas durante o semestre. A definição de instrumentos avaliativos, aplicados durante todo o processo de ensino-aprendizagem, segue a Resolução CONSEPE n° 63/2018. OBS.:* As atividades serão avaliadas somente se apresentadas no prazo estipulado pela Docente. ** Os relatórios devem seguir as normas divulgadas pela Docente da disciplina em aula.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Visando o bom andamento e a logística das aulas, especialmente das práticas de campo, o acadêmico terá apenas 10 (dez) minutos de tolerância de atraso no início das aulas, sendo que após o tempo determinado, não será permitido que o acadêmico participe. Quando a atividade da aula prática for executada em uma única data/aula, e o acadêmico não comparecer, ele não terá direito a nota do relatório da respectiva atividade. Caso a atividade demande mais de uma data/aula para ser concluída, para cada falta que o acadêmico tiver durante a execução da atividade, será descontado 1 (um) ponto (escala de 0 a 10) na nota do relatório. Este desconto é individual, portanto, destinado ao acadêmico que não compareceu a aula prática. Este critério de avaliação será aplicado também quando o acadêmico não participar efetivamente na execução das atividades a campo, a critério da Docente. Para facilitar a logística, práticas de campo mais extensas, deverão ocorrer ao longo do semestre em horário extraclasse a combinar com os acadêmicos. Durante as aulas teóricas e/ou práticas, por questões éticas, é expressamente proibido a utilização de aparelhos eletroeletrônicos visando a documentação fotográfica, de áudio ou vídeo, salvo nos casos em que houver autorização expressa do docente.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso