MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Extensão Rural
Curso: Zootecnia - Bacharelado/CAMPUS SINOP
Nível: Graduação
Código: 81000109   Período: 20221   Turma: ZOO
Unidade Ofertante: INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS-ICAA-CUS
Carga Horária Teórica: 45 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 45 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: DANIEL CARNEIRO DE ABREU

Status: Homologado

Ementa

Extensão rural: origem, princípios e a implantação da extensão rural no Brasil; metodologia de extensão rural; extensão rural no estado do Mato Grosso; a municipalização da agricultura; modernização da agricultura brasileira; o processo geral de adoção de tecnologia pelos produtores rurais; planejamento participativo; desenvolvimento agropecuário; noções de crédito rural; organização rural; comunicação rural. Planejamento da ação extensionista.

Justificativa

A extensão rural e assistência técnica têm importância fundamental no processo de comunicação de informações, conhecimentos, técnicas e tecnologias, geradas pela pesquisa, e de conhecimentos diversos, essenciais ao desenvolvimento rural no sentido amplo e, especificamente, ao desenvolvimento das atividades agropecuárias.

Objetivo Geral

Conhecer a importância, o conceito e os princípios relacionados à extensão rural. Apresentar e propiciar instrumentos de análise, de crítica e de intervenção no espaço social onde os estudantes irão atuar como agentes de desenvolvimento rural sustentável.

Objetivos Específicos

Viabilizar o discernimento de problemas sociológicos, ambientais e técnico-metodológicos presentes nas práticas históricas de Extensão Rural. Propiciar condições para o desenvolvimento de uma consciência crítica e mais clara sobre o significado e as implicações da atuação de extensionistas como agentes de desenvolvimento, cuja função extrapola a mera assistência técnica e produtiva. Problematizar limites éticos da ação profissional, tanto no espaço social de atuação quanto no ambiente como um todo. Desenvolver sensibilidade e habilidade para análises dos problemas agrários, qualificando a capacidade do pensar conceitual, com base em referências teóricas das ciências sociais, da pedagogia e da epistemologia/história da ciência. Criar um espaço pedagógico no qual os estudantes possam exercitar a competência discursiva e argumentativa, destacando a importância da prática da leitura, da expressão oral e da redação, indispensáveis à formação e à titulação em um curso superior. Oferecer capacitação em metodologias de pesquisa/intervenção, formais e participativas. Orientar a elaboração de projetos de extensão rural, com suas respectivas propostas metodológicas, de forma que caracterizem atuação profissional como extensionista educador.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas usando o quadro, giz e projetor multimídia com exposição teórica e exercícios referentes ao assunto. Discussões e debates sobre os tópicos apresentados. O professor disponibilizará o roteiro das aulas e material didático na internet e biblioteca.

Avaliação

O aluno será considerado aprovado se obtiver média final igual ou superior a cinco (5,00) nas seguintes avaliações: 2 (duas) avaliações escritas (valor de 2,5 pontos cada) – 50%; 2 (dois) testes (1,0 ponto cada) – 20%; 1 (um) seminário temático (valor de 2,0 ponto) – 20%; e 1 (um) material didático (parte escrita) do seminário (valor de 1,0 ponto) – 10%. Será considerado aprovado o aluno que alcançar média igual ou superior a 5,0 (cinco) e possuir no mínimo 75% de frequência, conforme resolução CONSEPE nº 63 (24/09/2018).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso