MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: BIOLOGIA CELULAR
Curso: FARMÁCIA - BACHARELADO/CAMPUS SINOP
Nível: Graduação
Código: 113900100   Período: 20211   Turma: FA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências da Saúde
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FABIANA DE FATIMA FERREIRA

Status: Homologado

Ementa

Células procariotas e eucariotas. Estrutura e função dos componentes celulares. Núcleo celular. Princípios básicos da replicação, transcrição e tradução. Divisão celular: Mitose e Meiose.

Justificativa

A disciplina Biologia Celular que pertence ao primeiro semestre do curso de Farmácia e apresenta conhecimentos básicos para a compreensão da estrutura e funcionamento da célula.
Juntamente com as disciplinas anatomia, histologia, embriologia, fisiologia e genética, a disciplina de Biologia Celular permite ao acadêmico conhecer o funcionamento do corpo dos animais preparando-o para as disciplinas do núcleo profissionalizante.
“Considerando a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, declarada pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria n° 188/2020, em função da pandemia de COVID-19 e da portaria n° 544/2020, do Ministério da Educação, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas via meios digitais, enquanto durar a situação pandêmica, foi estabelecido por meio da Resolução CONSEPE n° 174/2021 a flexibilização, em caráter excepcional e temporário, para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem, por meio de processos de educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso.”

Objetivo Geral

-Compreender a estrutura e a função de todos os componentes celulares

Objetivos Específicos

-Conhecer e compreender as diferenças básicas entre células eucariotas e procariotas
-Compreender o funcionamento das organelas celulares individualmente e em conjunto
-Conhecer os tipos de divisão celular mitose e meiose e a sua importância para os seres vivos
-Inserir o acadêmico ingressante no ambiente de um laboratório de microscopia para compreender os princípios básicos de microscopia e montagem de lâminas histológicas.
-Correlacionar os conhecimentos de biologia celular com outras disciplinas do curso, e com as tecnologias e atualidades relacionadas à área de saúde.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Tendo em vista a flexibilização curricular adotada pela UFMT em virtude da pandemia de COVID-19, a disciplina de Biologia Celular ofertada ao curso de farmácia, será realizada em 3 módulos ou unidades teórico-práticas remotas alternando aulas síncronas e assíncronas conforme o assunto e disponibilidade de horários dos alunos :

As unidades 1 , 2 e 3 contemplam conjuntamente os componentes teóricos e práticos, que serão desenvolvidos utilizando a plataforma ava/moodle da UFMT como fonte principal de interação e comunicação entre professora e alunos. Poderão ser utilizados também outros recursos (TICs) para o desenvolvimento dos conteúdos e atividades, como aplicativo de celular (watsapp), email e instagram para interação e aprendizado. As aulas síncronas (ao vivo) serão transmitidas pela plataforma de videoconferência zoom meet.

O AVA da UFMT será utilizado para:
-Disponibilização de material de apoio (imagens utilizadas em aulas, textos, vídeos e curiosidades da biologia celular e atividades)
-Realização de estudos dirigidos como parte integrante da nota para incentivar o estudo continuado
-Atividades práticas e relatórios a partir de vídeos de aulas práticas
-Realização de provas teórico-práticas
-Fóruns de discussão


AULAS TEÓRICAS- (32 horas/aula) poderão ser síncronas e/ou assíncronas via plataforma ava/modle da UFMT
-As aulas teóricas da disciplina serão realizadas de modo assíncrono e/ou assíncrono. Os encontros síncronos serão realizados conforme acordo estabelecido com a turma nas primeiras semanas de aulas e conforme a necessidade dos alunos. Todas as aulas e encontros ficarão gravados e armazenados na plataforma ava/moodle da UFMT, e poderão ser acessados durante todo o período letivo pelos estudantes.
-Serão criados grupos em aplicativos de celular para facilitar a comunicação entre professora e discentes, e monitor e discentes.
-Atividades de fixação de conteúdos como estudos dirigidos e atividades práticas serão disponibilizados pela plataforma ava/moodle para serem lidos, respondidos e entregues (ou discutidos de forma síncrona) em datas previamente agendadas para compor notas parciais. A leitura e resolução dos estudos dirigidos, poderão ser solicitados antes da exposição do tema em encontro síncrono, de modo a gerar maior interação dos estudantes com o tema a ser tratado e maior interação dos alunos com o professor durante a aula ministrada.


AULAS PRÁTICAS (16 horas/aula)- AULAS GRAVADAS -assíncronas As aulas práticas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma ava. UFMT
Os componentes práticos serão realizados semanalmente acompanhando os temas das aulas teóricas. Com a impossibilidade de realizar as aulas práticas presencialmente no laboratório de microscopia, as aulas práticas remotas têm como objetivo ilustrar para os estudantes em forma de vídeos explicativos, como utilizar o microscópio óptico além diferenciar células e tecidos em variados órgãos. Além disso serão utilizadas imagens de livros /atlas para auxiliar na identificação das células, micrografias de microscopia de luz (óptica) e eletromicrografias obtidas a partir de microscópios eletrônicos para estudo de estruturas subcelulares, não visíveis em microscópio comum.
Ao final de cada aula será solicitado um relatório de aula que deverá ser enviado a plataforma Ava.UFMT. A nota dos relatórios irá compor juntamente com a nota de cada prova realizada, a média de cada uma das 3 unidades de estudos.

Avaliação

As unidades de ensino de 1, 2 e 3 serão avaliadas a partir de provas teórico-práticas (valor =9.0 pontos) e atividades semanais (entrega de relatórios de aulas práticas, fóruns, estudos dirigidos) (valor= 1.0 ponto), os quais somados irão computar 10.0 pontos em cada unidade.

PROVAS
As provas serão realizadas via plataforma ava/moodle da UFMT, com horário previamente agendado e tempo estimado para realização. As provas serão teórico-práticas, sendo abordados conteúdos de aulas teóricas e práticas em uma única avaliação. Cada avaliação somará 9.0 pontos. Poderá realizar a prova de segunda chamada o (a) aluno (a) que não puder participar da avaliação por problemas com internet ou outras justificativas amparadas pelas resoluções da UFMT.

ATIVIDADES:

Estudos dirigidos: consistem em questões ou estudos de caso a serem estudados e respondidos pelos estudantes. Estes trabalhos extraclasse deverão ser realizados individualmente (por escrito, digitado ou digitalizado preferencialmente em formato pdf) e enviados via plataforma ava/moodle da UFMT . Estes estudos poderão ser corrigidos e/ou discutidos com a professora e os colegas em encontros virtuais (via fórum /ou aulas síncronas).
Relatórios de Aulas práticas: Consistem em responder roteiros de estudos disponibilizados na plataforma ava.moodle, utilizando materiais didáticos (imagens de lâminas histológicas, livros, atlas, videoaulas, imagens, fotomicrografias e eletronmicrografias.


A MÉDIA FINAL DA DISCIPLINA SERÁ CALCULADA
DA SEGUINTE FORMA:

Média final= (N1+ N2+ N3) / 3

Onde:
Nota da unidade 1= N1- prova (9.0 pontos) + atividades (estudos dirigidos, participação em fóruns e relatórios de aulas práticas) (1.0 ponto) = total = 10.0 pontos
Nota da unidade 2= N2- prova (9.0 pontos) + atividades (estudos dirigidos, participação em fóruns e relatórios de aulas práticas) (1.0 ponto) = total = 10.0 pontos
Nota da unidade 3= N3- prova (9.0 pontos) + atividades (estudos dirigidos, participação em fóruns e relatórios de aulas práticas) (1.0 ponto) = total = 10.0 pontos


A definição de instrumentos avaliativos, aplicados durante todo o processo de ensino-aprendizagem, segue a Resolução CONSEPE n° 63/2018. Durante o período em que a oferta do componente curricular acontecer exclusivamente, por meio de TIC, Resolução CONSEPE n° 174/2021, ficam flexibilizadas as atividades avaliativas presenciais. As atividades avaliativas virtuais realizadas devem apresentar comprovação no AVA institucional.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Observações:

1. Quanto à frequência:

O registro de faltas no diário de classe online não ocorrerá durante o período em que a oferta do componente curricular acontecer, exclusivamente, por meio de TICs. Todavia, o professor poderá realizar a gestão da participação, conforme Guia de Estudos e Plano de Ensino.

2. Quanto à avaliação:

Quando houver falha técnica no sistema de realização da atividade avaliativa, o docente deverá reaplicar a atividade em outra data, a ser combinada com os discentes (Resolução CONSEPE n° 174/2021).

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso