MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: BIOLOGIA CELULAR
Curso: FARMÁCIA - BACHARELADO/CAMPUS SINOP
Nível: Graduação
Código: 113900100
Período: 20211
Turma: FA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências da Saúde
Carga Horária Teórica: 32 horas
Carga Horária Prática: 16 horas
Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FABIANA DE FATIMA FERREIRA
Status:
Homologado
Ementa
Células procariotas e eucariotas. Estrutura e função dos componentes celulares. Núcleo celular. Princípios básicos da replicação, transcrição e tradução. Divisão celular: Mitose e Meiose.
Justificativa
A disciplina Biologia Celular que pertence ao primeiro semestre do curso de Farmácia e apresenta conhecimentos básicos para a compreensão da estrutura e funcionamento da célula.
Juntamente com as disciplinas anatomia, histologia, embriologia, fisiologia e genética, a disciplina de Biologia Celular permite ao acadêmico conhecer o funcionamento do corpo dos animais preparando-o para as disciplinas do núcleo profissionalizante.
“Considerando a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, declarada pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria n° 188/2020, em função da pandemia de COVID-19 e da portaria n° 544/2020, do Ministério da Educação, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas via meios digitais, enquanto durar a situação pandêmica, foi estabelecido por meio da Resolução CONSEPE n° 174/2021 a flexibilização, em caráter excepcional e temporário, para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem, por meio de processos de educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso.”
Objetivo Geral
-Compreender a estrutura e a função de todos os componentes celulares
Objetivos Específicos
-Conhecer e compreender as diferenças básicas entre células eucariotas e procariotas
-Compreender o funcionamento das organelas celulares individualmente e em conjunto
-Conhecer os tipos de divisão celular mitose e meiose e a sua importância para os seres vivos
-Inserir o acadêmico ingressante no ambiente de um laboratório de microscopia para compreender os princípios básicos de microscopia e montagem de lâminas histológicas.
-Correlacionar os conhecimentos de biologia celular com outras disciplinas do curso, e com as tecnologias e atualidades relacionadas à área de saúde.
Metodologia
Tendo em vista a flexibilização curricular adotada pela UFMT em virtude da pandemia de COVID-19, a disciplina de Biologia Celular ofertada ao curso de farmácia, será realizada em 3 módulos ou unidades teórico-práticas remotas alternando aulas síncronas e assíncronas conforme o assunto e disponibilidade de horários dos alunos :
As unidades 1 , 2 e 3 contemplam conjuntamente os componentes teóricos e práticos, que serão desenvolvidos utilizando a plataforma ava/moodle da UFMT como fonte principal de interação e comunicação entre professora e alunos. Poderão ser utilizados também outros recursos (TICs) para o desenvolvimento dos conteúdos e atividades, como aplicativo de celular (watsapp), email e instagram para interação e aprendizado. As aulas síncronas (ao vivo) serão transmitidas pela plataforma de videoconferência zoom meet.
O AVA da UFMT será utilizado para:
-Disponibilização de material de apoio (imagens utilizadas em aulas, textos, vídeos e curiosidades da biologia celular e atividades)
-Realização de estudos dirigidos como parte integrante da nota para incentivar o estudo continuado
-Atividades práticas e relatórios a partir de vídeos de aulas práticas
-Realização de provas teórico-práticas
-Fóruns de discussão
AULAS TEÓRICAS- (32 horas/aula) poderão ser síncronas e/ou assíncronas via plataforma ava/modle da UFMT
-As aulas teóricas da disciplina serão realizadas de modo assíncrono e/ou assíncrono. Os encontros síncronos serão realizados conforme acordo estabelecido com a turma nas primeiras semanas de aulas e conforme a necessidade dos alunos. Todas as aulas e encontros ficarão gravados e armazenados na plataforma ava/moodle da UFMT, e poderão ser acessados durante todo o período letivo pelos estudantes.
-Serão criados grupos em aplicativos de celular para facilitar a comunicação entre professora e discentes, e monitor e discentes.
-Atividades de fixação de conteúdos como estudos dirigidos e atividades práticas serão disponibilizados pela plataforma ava/moodle para serem lidos, respondidos e entregues (ou discutidos de forma síncrona) em datas previamente agendadas para compor notas parciais. A leitura e resolução dos estudos dirigidos, poderão ser solicitados antes da exposição do tema em encontro síncrono, de modo a gerar maior interação dos estudantes com o tema a ser tratado e maior interação dos alunos com o professor durante a aula ministrada.
AULAS PRÁTICAS (16 horas/aula)- AULAS GRAVADAS -assíncronas As aulas práticas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma ava. UFMT
Os componentes práticos serão realizados semanalmente acompanhando os temas das aulas teóricas. Com a impossibilidade de realizar as aulas práticas presencialmente no laboratório de microscopia, as aulas práticas remotas têm como objetivo ilustrar para os estudantes em forma de vídeos explicativos, como utilizar o microscópio óptico além diferenciar células e tecidos em variados órgãos. Além disso serão utilizadas imagens de livros /atlas para auxiliar na identificação das células, micrografias de microscopia de luz (óptica) e eletromicrografias obtidas a partir de microscópios eletrônicos para estudo de estruturas subcelulares, não visíveis em microscópio comum.
Ao final de cada aula será solicitado um relatório de aula que deverá ser enviado a plataforma Ava.UFMT. A nota dos relatórios irá compor juntamente com a nota de cada prova realizada, a média de cada uma das 3 unidades de estudos.
Avaliação
As unidades de ensino de 1, 2 e 3 serão avaliadas a partir de provas teórico-práticas (valor =9.0 pontos) e atividades semanais (entrega de relatórios de aulas práticas, fóruns, estudos dirigidos) (valor= 1.0 ponto), os quais somados irão computar 10.0 pontos em cada unidade.
PROVAS
As provas serão realizadas via plataforma ava/moodle da UFMT, com horário previamente agendado e tempo estimado para realização. As provas serão teórico-práticas, sendo abordados conteúdos de aulas teóricas e práticas em uma única avaliação. Cada avaliação somará 9.0 pontos. Poderá realizar a prova de segunda chamada o (a) aluno (a) que não puder participar da avaliação por problemas com internet ou outras justificativas amparadas pelas resoluções da UFMT.
ATIVIDADES:
Estudos dirigidos: consistem em questões ou estudos de caso a serem estudados e respondidos pelos estudantes. Estes trabalhos extraclasse deverão ser realizados individualmente (por escrito, digitado ou digitalizado preferencialmente em formato pdf) e enviados via plataforma ava/moodle da UFMT . Estes estudos poderão ser corrigidos e/ou discutidos com a professora e os colegas em encontros virtuais (via fórum /ou aulas síncronas).
Relatórios de Aulas práticas: Consistem em responder roteiros de estudos disponibilizados na plataforma ava.moodle, utilizando materiais didáticos (imagens de lâminas histológicas, livros, atlas, videoaulas, imagens, fotomicrografias e eletronmicrografias.
A MÉDIA FINAL DA DISCIPLINA SERÁ CALCULADA
DA SEGUINTE FORMA:
Média final= (N1+ N2+ N3) / 3
Onde:
Nota da unidade 1= N1- prova (9.0 pontos) + atividades (estudos dirigidos, participação em fóruns e relatórios de aulas práticas) (1.0 ponto) = total = 10.0 pontos
Nota da unidade 2= N2- prova (9.0 pontos) + atividades (estudos dirigidos, participação em fóruns e relatórios de aulas práticas) (1.0 ponto) = total = 10.0 pontos
Nota da unidade 3= N3- prova (9.0 pontos) + atividades (estudos dirigidos, participação em fóruns e relatórios de aulas práticas) (1.0 ponto) = total = 10.0 pontos
A definição de instrumentos avaliativos, aplicados durante todo o processo de ensino-aprendizagem, segue a Resolução CONSEPE n° 63/2018. Durante o período em que a oferta do componente curricular acontecer exclusivamente, por meio de TIC, Resolução CONSEPE n° 174/2021, ficam flexibilizadas as atividades avaliativas presenciais. As atividades avaliativas virtuais realizadas devem apresentar comprovação no AVA institucional.
Bibliografia
Básica
Referência
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Existe na Biblioteca
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Complementar
Referência
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Existe na Biblioteca
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Informações Adicionais
Observações:
1. Quanto à frequência:
O registro de faltas no diário de classe online não ocorrerá durante o período em que a oferta do componente curricular acontecer, exclusivamente, por meio de TICs. Todavia, o professor poderá realizar a gestão da participação, conforme Guia de Estudos e Plano de Ensino.
2. Quanto à avaliação:
Quando houver falha técnica no sistema de realização da atividade avaliativa, o docente deverá reaplicar a atividade em outra data, a ser combinada com os discentes (Resolução CONSEPE n° 174/2021).
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso