MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: FARMACOLOGIA I
Curso: FARMÁCIA - BACHARELADO/CAMPUS SINOP
Nível: Graduação
Código: 113900103
Período: 20211
Turma: FA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências da Saúde
Carga Horária Teórica: 48 horas
Carga Horária Prática: 32 horas
Carga Horária Total: 80 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ANDRE MUELLER
Status:
Homologado
Ementa
Princípios fundamentais da farmacodinâmica e farmacocinética. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo. Farmacologia da junção neuromuscular. Autacoides (histamina). Analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios. Farmacologia do sistema cardiovascular.
Justificativa
A profissão que mais se relaciona com o estudo dos fármacos é a de farmacêutico, um profissional que é reconhecidamente estudioso de moléculas desde a identificação até tornarem-se um tratamento eficaz. Nesse processo, a Farmacologia, além de um componente curricular obrigatório de Farmácia, é a ciência que investiga e visa compreender como essas moléculas exercem sua ação e efeito e como ela são processadas no organismo. Esse histórico sinergismo entre Farmácia e Farmacologia exige do acadêmico uma imersão nos estudo sobre drogas já identificadas e conhecidas, para que, no futuro, tenham imaginário para lançar luz sobre as moléculas. E, mais ainda, o domínio da Farmacologia confere ao profissional farmacêutico uma autonomia intelectual e, consequentemente, uma confiança na tomada de decisões perante o tráfego de receitas médicas. É nesse contexto que a Farmacologia I tem um papel proeminente por transitar entre signos, definições, designações e bases da Farmacologia, para então seguir os estudos das primeiras classes farmacológicas de importância terapêutica.
Considerando a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, declarada pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria n° 188/2020, em função da pandemia de COVID-19, foi estabelecido por meio da Resolução CONSEPE 174/2021 a flexibilização, "em caráter excepcional e temporário, para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem, por meio de processos de educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso".
Objetivo Geral
Oferecer conhecimento ao acadêmico, do ponto de vista teórico, sobre a absorção, distribuição, metabolismo (biotransformação) e excreção dos fármacos, bem como sobre os efeitos e mecanismos gerais de ação de drogas.
Objetivos Específicos
- Incorporar essa ciência no dia a dia para, assim, projetar racionalmente os resultados possíveis de um tratamento farmacológico.
- Adquirir princípios da Farmacologia para futuramente aplica-los na compreensão dos medicamentos contidos em uma prescrição.
- Identificar, após compreender a farmacocinética e farmacodinâmica, algumas possíveis reações adversas a medicamentos
- Contribuir, num contexto farmacológico, para o aperfeiçoamento do espírito crítico e do poder abstrativo, auxiliando para as futuras tomadas de decisões com responsabilidade, empatia e habilidade no mercado de trabalho.
Metodologia
Aulas virtuais: as aulas serão essencialmente assíncronas (principalmente videoaulas) e disponibilizadas na plataforma AVA. A aula de apresentação, demonstração de sites relacionados à educação em Farmacologia e as reuniões serão síncronas. Algumas aulas como “Analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios” e “Farmacologia do sistema cardiovascular” serão na modalidade síncrona.
Material complementar será disponibilizado.
Webconferências, chat, reunião virtual (detalhada em Avaliação), mensagens / e-mails (poderá ser enviado via AVA ou para o e-mail do professor, mueller.andre@gmail.com) serão alguns dos recursos a serem explorados; tais ferramentas serão úteis para avaliar a participação de cada acadêmico. A participação / envolvimento, a retroalimentação e avaliações serão utilizadas como estratégia de aprendizagem. Os questionamentos e dúvidas serão abordados nas Reuniões Virtuais (RNVT)*, momento em que cada aluno presente na sessão receberá uma pontuação na medida da qualidade de sua participação.
* Previsto para acontecer no horário da disciplina: às sextas-feiras das 13:30 às 18:30.
** caso seja autorizado que a disciplina (ou parte dela) aconteça na modalidade presencial, as estratégias de ensino, aprendizagem e comunicação poderão ser revistas e ajustadas para essa circunstância. Nessa eventual circunstância, você, aluno, será comunicado.
Avaliação
- A avaliação será composta por pontos obtidos pela participação nos encontros síncronos, que serão as 11 (onze) Reuniões Virtuais, RNVT1 à RNVT11.
- O conteúdo da Ementa e a programação das RNVT’s estão no tópico 3 deste Guia.
- A pontuação é individual.
- O método tem a intenção de medir o envolvimento do acadêmico na disciplina.
- As RNVT’s são um espaço organizado para dirimir dúvidas, fornecer esclarecimentos sobre o conteúdo, discutir ideias relacionadas ao conteúdo da disciplina, explicação de casos e circunstâncias (previamente enviados pelo professor), entre outros.
- Em cada RNVT, a quantidade e qualidade das perguntas / comentários, respostas e reações aos pontos levantados, obediência à tecnicidade, lógica, coerência, clareza e sequência de ideias são exemplos de elementos que serão utilizados como critério para se medir o envolvimento do acadêmico e atribuir uma nota.
- Em outras palavras, a participação do aluno será examinada conforme a percepção do professor.
- Caso não consiga participar de uma reunião virtual (RNVT), o aluno deverá entrar em contato com o professor para justificar a sua não participação: a) Verificada a razoabilidade da explicação, a falta poderá ser compensada; b) Se a justificativa for frágil, o professor reserva-se ao direito de não compensar a ausência do aluno ou de diminuir sua pontuação na RNVT.
- A disciplina terá três avaliações (AV), denominadas AV1, AV2 e AV3, cada uma com valor de dez (10,0) e composta pela soma das notas parciais obtidas nas RNVTs da avaliação correspondente. Os valores das RNVTs e de seu conjunto avaliativo estão indicados no quadro abaixo:
AV1 (10,0) --> RNVT1 (valor 2,5), RNVT2 (valor 2,5), RNVT3 (valor 2,5) e RNVT4 (valor 2,5).
AV2 (10,0) --> RNVT5 (valor 3,0), RNVT6 (valor 3,5), RNVT7 (valor 3,5).
AV3 (10,0) --> RNVT8 (valor 2,5), RNVT9 (valor 2,5), RNVT10 (valor 2,5) e RNVT11 (valor 2,5).
- A média final (MF) do(a) aluno(a) será a média aritmética dos valores obtidos por ele(ela) em cada avaliação AV, conforme a seguinte equação: MF = (AV1 + AV2 + AV3) / 3.
- Um trabalho adicional para complementação de nota pode ser solicitado pelo professor.
- Em caso de desrespeito a qualquer participante da disciplina ou quebra de decoro durante as aulas, o professor poderá penalizar o aluno com a perda de pontos.
- Quanto à frequência: O registro de faltas no diário de classe online não ocorrerá durante o período em que a oferta do componente curricular acontecer, exclusivamente, por meio de TICs. Todavia, o professor poderá realizar a gestão da participação, conforme Guia de Estudos e Plano de Ensino.
“A definição de instrumentos avaliativos, aplicados durante todo o processo de ensino-aprendizagem, segue a Resolução CONSEPE n° 63/2018. Durante o período em que a oferta do componente curricular acontecer exclusivamente, por meio de TIC, Resolução CONSEPE n° 174/2021, ficam flexibilizadas as atividades avaliativas presenciais. As atividades avaliativas virtuais realizadas devem apresentar comprovação no AVA institucional. O registro de ausência no diário de classe online fica dispensado. Para gestão da participação dos discentes, será considerada a presença virtual por meio de interações, realização de atividades digitais e participação em encontros síncronos ou assíncronos”.
# Caso seja autorizado que a disciplina (ou parte dela) aconteça na modalidade presencial, as avaliações, assim como o Plano de Ensino e este Guia, poderão ser revistos e ajustados para essa circunstância.
Bibliografia
Básica
Referência
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Existe na Biblioteca
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Complementar
Referência
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Existe na Biblioteca
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Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso