MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: BOTÂNICA APLICADA À FARMÁCIA
Curso: FARMÁCIA - BACHARELADO/CAMPUS SINOP
Nível: Graduação
Código: 113900105
Período: 20211
Turma: FA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências da Saúde
Carga Horária Teórica: 16 horas
Carga Horária Prática: 32 horas
Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: CLAUDIA DOS REIS
Status:
Homologado
Ementa
Métodos e técnicas de coleta, preparo e conservação de material botânico destinados a estudos farmacêuticos. Introdução à Etnobotânica. Nomenclatura botânica. Características morfoanatômicas das espécies vegetais de interesse farmacêutico.
Justificativa
““Considerando a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, declarada pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria n° 188/2020, em função da pandemia de COVID-19 e da portaria n° 544/2020, do Ministério da Educação, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas via meios digitais, enquanto durar a situação pandêmica, foi estabelecido por meio da Resolução CONSEPE n° 174/2021 a flexibilização, em caráter excepcional e temporário, para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem, por meio de processos de educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso.”
O campo de estudo da Botânica é muito amplo e diversificado. Por meio da investigação descritiva e comparativa da morfologia dos vegetais, procura-se chegar à compreensão da história evolutiva de todo o Reino Vegetal, nos diferentes períodos geológicos, durante o desenvolvimento do nosso planeta (VIDAL & VIDAL 2007).
A morfologia vegetal tanto interna, quanto externa, encarrega-se do estudo dos órgãos das plantas e de como se diferenciam macroscopicamente e microscopicamente uns dos outros. Estudam-se neste contexto os órgãos vegetativos (raiz, caule e folhas) e os reprodutivos: flores e resultantes da fecundação – frutos e sementes (DAMIÃO-FILHO 2005). A referida disciplina, para o curso de Farmácia, representa não só um plano básico para o conhecimento da Botânica no seu sentido mais amplo. Por ser uma disciplina pré-requisito para a disciplina de Farmacognosia, ela é de extrema importância para ensinar o aluno como como proceder na utilização e manuseio dos vegetais no quesito de fabricação de drogas. Também se constitui num campo fecundo para o trabalho botânico, pretendendo fornecer os métodos de trabalho em morfologia vegetal, anatomia vegetal e levar o aluno a reconhecer as estruturas externas e internas dos órgãos vegetais e relacionando-as a terminologia adequada.
Objetivo Geral
o(a) estudante será capaz de entender a relação dos seres humanos com as plantas, coletar e preparar amostras de vegetais de interesse farmacêutico, reconhecer a morfologia e a anatomia dessas espécies e utilizar a terminologia adequada de acordo com as normas da Botânica. Dessa forma, ele(a) terá a compreensão básica para cursar disciplinas mais específicas do curso da Farmácia, tais como, farmacognosia e farmacologia.
Além disso, ao se formar, poderá atuar em áreas como botânica forense, controle e qualidade de alimentos, fitoterapia entre outros.
Objetivos Específicos
Ao final dessa disciplina o aluno será capaz de:
1. Saber as regras de nomenclatura botânica;
2. Entender a relação do saber e dos costumes de uma comunidade tradicional com as plantas e seus usos;
3. Identificar e compreender as estruturas e a organização do corpo do vegetal e relacioná-las às suas funções;
4. Reconhecer a morfologia e a anatomia dos órgãos vegetais como uma maneira de identificação das espécies e, também, como ferramenta para evitar fraudes nos alimentos comercializados.
5. Coletar e preparar material botânico para a preservação de plantas de
interesse farmacêutico.
Metodologia
Reuniões em grupo e individuais utilizando a técnica expositiva dialogada, por meio dos recursos disponíveis no AVA.
OBS: A docente da disciplina encontrar-se-á disponível para sanar dúvida dos(as) alunos(as) nos canais de interações do AVA, e-mail e WhasApp pessoal.
Avaliação
A avaliação da presente disciplina será constituída pela soma das oito (8) atividades de pesquisa assíncronas (vide cronograma de aulas), além de duas (2) avaliações teóricas, com questões de múltipla escolha, questões abertas, realização de atividades práticas (entrevistas, produção de vídeos etc), perfazendo um TOTAL DE 30 PONTOS. O somatório de todas as atividades,
dividida por 3, constituirá a média final que pode variar de 0 a 10.
Será aprovado o(a) aluno(a) que obtiver uma nota igual ou superior a cinco (5) pontos.
Fórmula: Média simples = SA1-8 + A1 + A2 / 3 = Média final
* SA1-8 = Soma das 8 atividades assíncronas
A1 = Primeira avaliação
A2 = Segunda avaliação
“A definição de instrumentos avaliativos, aplicados durante todo o processo de ensino-aprendizagem, segue a Resolução CONSEPE n° 63/2018. Durante o período em que a oferta do componente curricular acontecer exclusivamente, por meio de TIC, Resolução CONSEPE n° 174/2021, ficam flexibilizadas as atividades avaliativas presenciais. As atividades avaliativas virtuais realizadas devem apresentar comprovação no AVA institucional.
Bibliografia
Básica
Referência
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Existe na Biblioteca
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Complementar
Referência
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Existe na Biblioteca
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Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso