MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Citologia Clínica
Curso: FARMÁCIA - BACHARELADO/CAMPUS SINOP
Nível: Graduação
Código: 113900298   Período: 20231   Turma: FA
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências da Saúde
Carga Horária Teórica: 16 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 32 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: PATRICIA DA COSTA MARISCO

Status: Homologado

Ementa

Esta disciplina permite o desenvolvimento de competências na área das análises clínicas no que se refere à citologia clínica, fundamentada em conhecimentos e situações que permeiam o cotidiano do exercício profissional Farmacêutico quanto ao diagnóstico laboratorial ressaltando a importância do exame citológico no auxílio ao diagnóstico clínico. Neste contexto, o seguinte conteúdo programático é abordado: Introdução à citologia clínica. Aspectos anatômicos e histológicos do trato genital feminino. Técnicas de coleta e processamento laboratorial dos esfregaços cervicais e vaginais. Citologia hormonal. Elementos presentes no exame citológico normal. Alterações reativas/benignas do trato genital feminino (processos inflamatórios). Infecção pelo HPV. Critérios de malignidade. Evolução das classificações para o diagnóstico citológico cérvico-vaginal. Atipias e lesões intraepiteliais pré-malignas escamosas e glandulares. Carcinomas e adenocarcinomas. Controle de qualidade em citopatologia. Técnicas citológicas. Noções de citologia cérvico-vaginal: reconhecimento de células normais, das alterações reativas, de agentes específicos e atipias epiteliais. Elaboração de laudos citopatológicos. Aspectos anatômicos e histológicos do trato genital masculino. Citologia do líquido espermático e espermograma. Citopatologia urinária (uroanálise), mamária, das vias respiratórias, do líquido cefalorraquidiano e outros líquidos corporais.

Justificativa

A disciplina de citologia clínica contribui na formação de um acadêmico capaz de exercer a profissão de forma independente, autônoma e criativa, com habilidades para identificar problemas, aplicar saberes técnicos, científicos, humanísticos, profissionais e transformá-los em soluções para elevar a dignidade humana, social e ambiental no contexto dos valores coletivamente assumidos. Especificamente, os conteúdos abordados nesta disciplina demonstram a contribuição da Citopatologia no entendimento da fisiologia e fisiopatologia, manifestações clínicas, da profilaxia e do tratamento das doenças do sistema genital feminino, masculino e de outras estruturas corporais, bem como no estabelecimento do diagnóstico laboratorial por meio do exame citopatológico.

Objetivo Geral

Ao final desta disciplina o estudante será capaz de aplicar os conhecimentos da área de Citologia Clínica, em situações que permeiam o cotidiano do exercício profissional Farmacêutico no laboratório de Análises Clínicas, ressaltando a importância do exame citológico no auxílio ao diagnóstico clínico.

Objetivos Específicos

1. Reconhecer a importância da citologia clínica na prática laboratorial e médica; 2. Oferecer noções de citologia cervicovaginal no que se refere à coleta da amostra, execução, elaboração e interpretação de laudo citopatológicos; 3. Estudar a importância da Citologia hormonal; 4. Estudar e reconhecer as alterações reativas do trato genital feminino; 5. Estudar e reconhecer as atipias celulares do sistema genital feminino; 6. Capacitar à execução, elaboração de laudos, interpretação de resultados e controle de qualidade dos exames citopatológicos. 7. Estudar a importância do exame citológico do trato genital masculino; 8. Estudar a importância do exame citológico de material não ginecológico.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas teóricas serão desenvolvidas de forma interativa com a utilização diversificada de recursos didáticos e audiovisuais como facilitadores na construção de espaços potenciais de ensino-aprendizagem, dentre os quais destacam-se a discussão de assuntos pertinentes à área, a realização de trabalhos em grupos classe e extraclasse, a pesquisa e discussão de artigos atualizados, o uso de metodologias ativas de aprendizagem e o uso pedagógico de diversas ferramentas, tais como: diferentes tecnologias da informação e da comunicação (AVA - ambiente virtual de aprendizagem), programas de computador, aplicativos para celular, projeção multimídia, entre outros. Além disso, far-se-á o uso de cópias xerográficas, de quadro branco, de caneta e apagador para quadro e, laboratórios e Biblioteca, dentre outros recursos disponíveis. As aulas práticas serão desenvolvidas em laboratório com exposição de casos clínicos, de prática laboratorial e discussão de metodologia de identificação, diagnóstico e tratamento de patologias específicas. O colegiado do curso de Farmácia, atendendo a resolução CONSUNI N.º 26/2017, no uso de suas atribuições legais R E S O L V E: i) O uso das tecnologias só deverá ser realizado quando de modo integrado às práticas curriculares de forma com que contribua ao bom andamento das atividades desenvolvidas; ii) O uso individual e silencioso de aparelhos eletroeletrônicos não se configura como impedimento ao bom andamento das atividades acadêmicas; iii) É vedada a utilização de aparelhos eletroeletrônicos que interfiram no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas e/ou técnico-administrativas; iv) Fica a cargo do docente dar a permissão para a utilização de aparelhos eletrônicos que tenham influência direta em salas de aula e/ou laboratórios, sendo que nos casos específicos está informação deve ser adicionada ao plano de ensino da disciplina; e v) É proibido ao discente usar durante atividades avaliativas aparelhos eletroeletrônicos, exceto quando solicitado pelo docente.

Avaliação

O conjunto avaliativo será composto por 3 (três) avaliações. A cada avaliação (AV) será atribuída uma nota de zero a dez (0,0 a 10,0), com peso relativo igual a um (1,0) A primeira avaliação (AV1) será constituída por prova (P1) com valor igual à 10,0; A segunda avaliação (AV2) será constituída por prova (P2) com valor igual à 7,0 e trabalho (T2) com valor igual à 3,0; A terceira avaliação (AV3) será constituída por prova (P3) com valor igual à 6,0 e trabalho (T1) com valor igual à 4,0. Portanto, MF = AV1 [(P1 = 10,0)] + AV2 [(P2 = 6,0) + (T1= 4,0)] + AV3 [(P3 = 6,0) + (T2 = 4,0)] / 3 = ou superior a 5,0 (aprovado) Legenda: - MF = média final; - AV1, AV2 e AV3 = primeira, segunda e terceira avaliações, respectivamente; P1, P2 e P3 = primeira, segunda e terceira provas, respectivamente; T1 e T2 = nota de trabalhos ou atividades desenvolvidas dentro e for a de sala de aula, respectivamente. Será considerado aprovado o aluno que alcançar média aritmética igual ou superior a 5,0 e possuir no mínimo 75% de frequência, conforme resolução CONSEPE no 63 (24/09/2018). As provas de segunda chamada serão realizadas mediante a solicitação via Protocolo virtual do aluno, respeitando a legislação vigente, após a realização de todas as provas previstas, isto é, ao final do semestre em período estipulado no calendário acadêmico vigente, no horário da aula ou em outro horário específico previamente combinado.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso