MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Hematologia Clínica
Curso: FARMÁCIA - BACHARELADO/CAMPUS SINOP
Nível: Graduação
Código: 80000400   Período: 20231   Turma: FA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências da Saúde
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 80 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: PATRICIA DA COSTA MARISCO

Status: Homologado

Ementa

Esta disciplina permite o desenvolvimento de competências na área das análises clínicas no que se refere à hematologia clínica, fundamentada em conhecimentos e situações que permeiam o cotidiano do exercício profissional Farmacêutico quanto ao diagnóstico laboratorial de doenças que afetam o sistema hematopoiético e que refletem alterações no sangue, tanto benignas quanto malignas, além dos distúrbios da hemostasia. Neste contexto, o seguinte conteúdo programático é abordado: Introdução à hematologia. Hematopoese. Estudo dos leucócitos. Estudo dos eritrócitos. Estudo das plaquetas. Estudo da hemostasia. Estudo das principais patologias hematológicas dos leucócitos, eritrócitos, plaquetas e dos distúrbios da hemostasia. Estudo das doenças não hematológicas com reflexo no sistema hematopoiético. Noções sobre imunohematologia. Coleta de material para exames hematológicos. Execução de técnicas de rotina e especiais na área de hematologia. Execução de técnicas para a avaliação da série branca (leucócitos), vermelha (eritrócitos), plaquetas e coagulação (hemostasia). Elaboração do laudo para o diagnóstico e acompanhamento laboratorial das patologias e interpretação dos resultados na área de hematologia. Automação e controle de qualidade em laboratório de hematologia.

Justificativa

O curso de Farmácia objetiva formar um profissional Farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado ao exercício de atividades referentes às áreas de medicamentos, alimentos e análises clínicas. Assim como as demais, a disciplina de hematologia clínica contribui na formação de um acadêmico capaz de exercer a profissão de forma independente, autônoma e criativa, com habilidades para identificar problemas, aplicar saberes técnicos, científicos, humanísticos, profissionais e transformá-los em soluções para elevar a dignidade humana, social e ambiental no contexto dos valores coletivamente assumidos. Especificamente, os conteúdos abordados na disciplina hematologia clínica oferecem subsídios para a compreensão dos mecanismos fisiopatológicos que levam aos distúrbios hematológicos, o estabelecimento do diagnóstico laboratorial, entendimento das manifestações clínicas, da profilaxia e do tratamento dessas doenças que afetam o sistema hematopoiético.

Objetivo Geral

Proporcionar a aplicação de conhecimentos da área de Hematologia Clínica, em situações que permeiam o cotidiano do exercício profissional Farmacêutico quanto ao diagnóstico laboratorial de doenças que afetam o sistema hematopoiético e que refletem alterações no sangue, tanto benignas quanto malignas, além dos distúrbios da hemostasia.

Objetivos Específicos

1. Estudar a hematopoese
2. Estudar a fisiologia normal dos elementos figurados do sangue: leucócitos, eritrócitos e plaquetas.
3. Estudar a hemostasia e coagulação.
4. Estudar as patologias dos leucócitos: benignas e maligna
5. Estudar as patologias dos eritrócitos
6. Estudar os distúrbios de coagulação e plaquetas
7. Apresentar noções de imuno-hematologia
8. Oferecer subsídios teórico-práticos ao acadêmico que possibilitem executar técnicas de rotina e especiais, bem como elaboração do laudo para o diagnóstico laboratorial das patologias hematológicas.
9. Capacitar o aluno para executar procedimentos específicos da rotina laboratorial hematológica, abrangendo as doenças benignas afetam o sistema hematopoiético de maneira específica ou geral;
10. Estimular o acadêmico a interpretar com visão crítica e investigativa os resultados obtidos, pautado sempre na ética profissional;
11. Habilitar o aluno a interpretar os exames hematológicos no auxílio do diagnóstico laboratorial das enfermidades sanguíneas e de outras doenças com reflexo no sistema hematopoiético.
12. Oferecer elementos para o acadêmico fundamentar hipótese diagnóstica.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas teóricas serão desenvolvidas de forma interativa com a utilização diversificada de recursos didáticos e audiovisuais como facilitadores na construção de espaços potenciais de ensino-aprendizagem, dentre os quais destacam-se a discussão de assuntos pertinentes à área, a realização de trabalhos em grupos classe e extraclasse, a pesquisa e discussão de artigos atualizados, o uso de metodologias ativas de aprendizagem e o uso pedagógico de diversas ferramentas, tais como: diferentes tecnologias da informação e da comunicação (AVA - ambiente virtual de aprendizagem), programas de computador, aplicativos para celular, projeção multimídia, entre outros. Além disso, far-se-á o uso de cópias xerográficas, de quadro branco, de caneta e apagador para quadro e, laboratórios e Biblioteca, dentre outros recursos disponíveis. As aulas práticas serão desenvolvidas em laboratório com a execução d e técnicas e situações da prática laboratorial, a exposição de casos clínicos e discussão das metodologias de identificação, diagnóstico e tratamento de patologias que atingem o sistema sanguíneo. O colegiado do curso de Farmácia, atendendo a resolução CONSUNI N.º 26/2017, no uso de suas atribuições legais R E S O L V E: i) O uso das tecnologias só deverá ser realizado quando de modo integrado às práticas curriculares de forma com que contribua ao bom andamento das atividades desenvolvidas; ii) O uso individual e silencioso de aparelhos eletroeletrônicos não se configura como impedimento ao bom andamento das atividades acadêmicas; iii) É vedada a utilização de aparelhos eletroeletrônicos que interfiram no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas e/ou técnico-administrativas; iv) Fica a cargo do docente dar a permissão para a utilização de aparelhos eletrônicos que tenham influência direta em salas de aula e/ou laboratórios, sendo que nos casos específicos está informação deve ser adicionada ao plano de ensino da disciplina; e v) É proibido ao discente usar durante atividades avaliativas aparelhos eletroeletrônicos, exceto quando solicitado pelo docente.

Avaliação

O conjunto avaliativo será composto por 3 (três) avaliações. A cada avaliação (AV) será atribuída uma nota de zero a dez (0,0 a 10,0), com peso relativo igual a um (1,0). A primeira avaliação (AV1) será constituída por prova teórica (PT1) com valor igual à 7,0 e trabalhos (T1) com valor igual à 3,0; A segunda avaliação (AV2) será constituída por prova teórica (PT2) com valor igual à 7,0 e trabalhos (T2) com valor igual à 3,0; A terceira avaliação (AV3) será constituída por prova teórica (PT3) com valor igual à 5,0 e prova prática (PT3) com valor igual à 5,0. Portanto, NF = AV1 [(PT1 = 7,0) + (T1 = 3,0)] + AV2 [(PT2 = 7,0) + (T2 = 3,0)] + AV3 [(PT3 =5,0) + (PP = 5,0)] / 3 = ou superior a 5,0 (aprovado) Legenda: - NF = nota final; - AV1, AV2 e AV3 = primeira, segunda e terceira avaliações, respectivamente; - PT1, PT2 e PT3 = primeira, segunda e terceira provas teóricas, respectivamente; - T1 e T2 = trabalhos ou atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula; - PP= prova prática. As questões de provas serão objetivas e/ou discursivas, pelas quais será avaliada a capacidade do aluno em argumentar e justificar suas respostas, fundamentado no conteúdo visto em sala de aula. A prova(s) prática(s) será aplicada individualmente e/ou em grupo no qual os alunos executarão técnicas e/ou identificaram lâminas normais ou alteradas. As atividades desenvolvidas d entro e fora de sala de aula constarão de lista de exercícios, relatórios, seminários, debates, elaboração de textos a partir de pesquisa bibliográfica, no qual será considerada a evolução do aluno no decorrer do curso, bem como sua desenvoltura na comunicação oral e escrita. Vale lembrar que as provas são individuais, sendo assim, durante a prova não é permitido a comunicação entre os acadêmicos e os aparelhos eletrônicos deverão estar desligados. No decorrer das provas, não será permitido o uso de qualquer tipo de meio fraudulento. O acadêmico deve responder às questões utilizando caneta esferográfica. Qualquer infração dos gêneros mencionados acima poderá implicar na anulação da prova daquele acadêmico que praticou o ato. Será considerado aprovado o aluno que alcançar média aritmética igual ou superior a 5,0 e possuir no mínimo 75% de frequência, conforme resolução CONSEPE no 63 (24/09/2018). As provas de segunda chamada serão realizadas mediante a solicitação via Protocolo virtual do aluno, respeitando a legislação vigente, após a realização de todas as provas previstas, isto é, ao final do semestre em período estipulado no calendário acadêmico vigente, no horário da aula ou em outro horário específico previamente combinado.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso