A disciplina de Química Analítica é oferecida no terceiro semestre do curso de Farmácia e possui uma importância estratégica para
a manutenção da periodização do curso, uma vez que é fundamental para as disciplinas de Análise Instrumental, Farmacognosia,
Fitoquímica, Bromatologia e Controle de Qualidade. Assim, os conceitos ministrados neste componente curricular constitui a base
para outras disciplinas da parte profissionalizante do curso.
Estudar os diferentes tipos de equilíbrio químico e métodos de titulação em solução aquosa, além de proporcionar habilidades para planejar e executar as análises químicas visando a identificação e determinação, total ou parcial, das proporções relativas das espécies químicas inorgânicas constituintes de uma amostra.
Conhecer a importância da análise química. Estudar os equilíbrios em soluções aquosas. Consolidar conceitos básicos de
equilíbrios químicos envolvidos nos métodos titulométricos de análise quantitativa abordados na disciplina.
Calcular, expressar e interpretar os resultados de uma análise.
Tópico / Subtópico |
Nesta disciplina serão realizadas as seguintes estratégias de ensino: -Aulas expositivas; -Utilização de slides para apresentação dos
conteúdos; -Indicação de textos e vídeos para complementação do conteúdo abordado em sala. -Disponibilização de listas de
exercícios para cada unidade trabalhada. -Auxílio na resolução das listas de exercícios. O colegiado do curso de Farmácia, atendendo a resolução CONSUNI N.º 26/2017, no uso de suas atribuições legais R E S O L V E: i) O uso das tecnologias só deverá ser realizado quando de modo integrado às práticas curriculares de forma com que contribua ao bom andamento das atividades desenvolvidas; ii) O uso individual e silencioso de aparelhos eletroeletrônicos não se configura como impedimento ao bom andamento das atividades acadêmicas; iii) É vedada a utilização de aparelhos eletroeletrônicos que interfiram no desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas e/ou técnico-administrativas; iv) Fica a cargo do docente dar a permissão para a utilização de aparelhos eletrônicos que tenham influência direta em salas de aula e/ou laboratórios, sendo que nos casos específicos está informação deve ser adicionada ao plano de ensino da disciplina; e v) É proibido ao discente usar durante atividades avaliativas aparelhos eletroeletrônicos, exceto quando solicitado pelo docente.
A avaliação será composta por 3 (três) provas e relatórios de aula prática. A cada prova será atribuída uma nota de zero a dez (0,0
a 10,0). A média aritmética dessas notas terá um peso relativo igual 0,9. A cada relatório será atribuída uma nota de zero a dez
(0,0 a 10,0). A média aritmética dessa nota terá peso relativo igual 0,1. O aluno, ao estabelecer uma média equivalente ou superior
de acordo com o cálculo abaixo estará aprovado por média na disciplina. Média = (P1+P2+P3/3)*0,9 + (R1+R2+....+Rn / n)*0,1 = 5,0
(aprovado). Será considerado aprovado o aluno que alcançar média aritmética igual ou superior a 5,0 e possuir no mínimo 75% de frequência, conforme resolução CONSEPE no 63 (24/09/2018).
Referência | Existe na Biblioteca |
Referência | Existe na Biblioteca |