A disciplina de "Programação Orientada a Objetos" possui fundamental importância para a formação dos estudantes na área de Computação por introduzir conceitos e princípios de um segundo paradigma de programação (a saber, o paradigma orientado a objeto). O conteúdo programático deve contemplar os principais aspectos sobre orientação a objetos, como classes, objetos, atributos, métodos, abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo, bem como suas aplicações no desenvolvimento de software.
Estimular a produção de conhecimento e o aprimoramento de habilidades na criação de soluções computacionais por meio da aplicação dos princípios de Programação Orientada a Objetos.
Tópico / Subtópico |
O conteúdo programático da disciplina será apresentado por meio de aulas expositivas dialogadas, material multimídia e atividades práticas em laboratório, em que os estudantes poderão aplicar os conceitos teóricos no desenvolvimento de soluções computacionais. Prevê-se o uso de recursos tecnológicos, como ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e softwares relacionados à modelagem e implementação de programas. Os estudantes poderão solicitar o esclarecimento de dúvidas durante as aulas e monitorias, além de forma assíncrona por meio de publicações nos fóruns e envio de mensagens via AVA.
A nota final (NF) será composta pelos seguintes instrumentos avaliativos:
O cálculo da NF de cada estudante será efetuado conforme a seguinte equação:
NF = A1 * 0.25 + A2 * 0.25 + A3 * 0.3 + A4 * 0.2
Será considerado aprovado o discente que apresentar NF >= 5 e frequência >= 75%. Não há previsão de aplicação de prova final nesta disciplina.
Referência | Existe na Biblioteca |
Referência | Existe na Biblioteca |
Alguns temas apresentados no conteúdo programático poderão ser abordados de forma transversal ao longo da disciplina. Informações complementares serão divulgadas pelo docente por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem e instrumentos de comunicação oficiais da universidade.