MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
Curso: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - BACHARELADO/CAMPUS VÁRZEA GRANDE
Nível: Graduação
Código: 114300026   Período: 20241   Turma: VE1
Unidade Ofertante: Instituto de Engenharia
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: RENAN VINICIUS ARANHA

Status: Homologado

Ementa

Introdução à Programação Orientada a Objetos. Classes e Objetos. Atributos e Métodos. Alocação dinâmica e coletor de lixo. Composição. Encapsulamento. Herança. Classes abstratas e interfaces. Modularização. Tratamento de Exceções. Classes Genéricas. Aplicação em linguagens orientadas a objetos.

Justificativa

A disciplina de "Programação Orientada a Objetos" possui fundamental importância para a formação dos estudantes na área de Computação por introduzir conceitos e princípios de um segundo paradigma de programação (a saber, o paradigma orientado a objeto).  O conteúdo programático deve contemplar os principais aspectos sobre orientação a objetos, como classes, objetos, atributos, métodos, abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo, bem como suas aplicações no desenvolvimento de software. 

Objetivo Geral

Estimular a produção de conhecimento e o aprimoramento de habilidades na criação de soluções computacionais por meio da aplicação dos princípios de Programação Orientada a Objetos.

Objetivos Específicos

  • Compreender o paradigma de orientação a objetos, seus conceitos, vantagens, limitações e aplicações;
  • Desenvolver a capacidade de modelar, a partir de requisitos, um sistema computacional seguindo paradigma orientado a objeto, aplicando os conceitos e boas práticas;
  • Conhecer práticas de desenvolvimento relacionadas à orientação a objeto, como testes unitários e padrões de projeto.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

O conteúdo programático da disciplina será apresentado por meio de aulas expositivas dialogadas, material multimídia e atividades práticas em laboratório, em que os estudantes poderão aplicar os conceitos teóricos no desenvolvimento de soluções computacionais. Prevê-se o uso de recursos tecnológicos, como ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e softwares relacionados à modelagem e implementação de programas. Os estudantes poderão solicitar o esclarecimento de dúvidas durante as aulas e monitorias, além de forma assíncrona por meio de publicações nos fóruns e envio de mensagens via AVA. 

Avaliação

A nota final (NF) será composta pelos seguintes instrumentos avaliativos:

  • A1: Avaliação de Aprendizagem 1, consistindo em prova com nota no intervalo de 0 a 10;
  • A2: Avaliação de Aprendizagem 2, consistindo em prova com nota no intervalo de 0 a 10;
  • A3: Avaliação de Aprendizagem 3, consistindo em trabalho prático com nota no intervalo de 0 a 10. O enunciado completo, contendo requisitos, artefatos esperados, objetivos e critérios de avaliação será disponibilizado em tempo hábil para os estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • A4: Avaliação de Aprendizagem 4, consistindo na média aritmética simples das listas de atividades aplicadas ao longo da disciplina, sendo cada lista avaliada com nota no intervalo de 0 a 10. A nota de cada lista será composta pela média aritmética das notas atribuídas às atividades que a integram. Prevê-se a aplicação de quatro a seis listas de exercícios ao longo do semestre.

O cálculo da NF de cada estudante será efetuado conforme a seguinte equação:

NF = A1 * 0.25 + A2 * 0.25 + A3 * 0.3 + A4 * 0.2

Será considerado aprovado o discente que apresentar NF >= 5 e frequência >= 75%. Não há previsão de aplicação de prova final nesta disciplina.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Alguns temas apresentados no conteúdo programático poderão ser abordados de forma transversal ao longo da disciplina. Informações complementares serão divulgadas pelo docente por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem e instrumentos de comunicação oficiais da universidade.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso